Espiritualidade Asteca: a Guerra das Flores e o Círculo do Poder

Espiritualidade Asteca: a Guerra das Flores e o Círculo do Poder

Segundo as tradições dos ancestrais mexicanos, mais precisamente os nahuatls, há milhares de anos, cada um de nós era plenamente feliz e vivia junto a uma bela árvore florida num paraíso chamado Tamoachan. Do alto dessa árvore, pairava uma ave sagrada de indescritível beleza. Certo dia, esse homem meio terreno, meio celeste, foi seduzido pelos encantos de uma bela e envolvente dama. Ambos embriagados realizaram então uma dança destrutiva através da qual, gradualmente, foram quebrando os troncos e galhos da sagrada árvore.

A árvore então, de tão maculada sangrou e perdeu sua vitalidade. Suas flores, que eram radiantes, murcharam assim como suas folhas vistosas caíram.

A bela ave sagrada então, sem ter mais morada na árvore paradisíaca, teve que partir. Até hoje, a maioria dos homens daquela época caminham na embriaguez e na penúria de uma árvore destruída. Os poucos que perceberam o que aconteceu, passaram a caminhar em busca de replantar e recultivar essa árvore. Esse caminho na tradição nahuatl chama-se Guerra Florida. Essa é a guerra que todo aquele que quer trazer de volta a sua árvore e a sua ave sagrada, deve participar. É a luta contra as próprias ilusões e embriaguezes terrenas para ir reconquistando pouco a pouco as flores perdidas. As ilusões são o ego, o desejo, a ambição; as flores são as virtudes, as manifestações divinas no nosso Real Ser Interior Profundo, a Mônada Divina. A Guerra florida é para afastar as ilusões do ego e para reflorir a árvore, para que o Pássaro Sagrado do Ser novamente nela se assente. O leitor mais atento verá inúmeros paralelos entre esta “queda do paraíso” asteca e a “expulsão do paraíso” de Adão e Eva, registrada no Gênese bíblico.

O círculo do poder tem muito a ver com a reconquista dessas flores. O homem, embriagado com suas ilusões terrenas, a cada experiência de sua jornada humana pode ir recuperando essas flores que nada mais são que as virtudes da alma para reencontrar a ave rara Sagrada perdida, seu verdadeiro e Real Ser. No círculo do poder reunimos pessoas afins que estão buscando a resolução de seus íntimos problemas e que juntos formam um círculo de poder que é capaz de curar, no nível alcançável de cada participante, o que estão buscando.

Aqui quando falamos em Poder não estamos nos referindo àquelas ambições metafísicas mundanas, como lembrança de vidas passadas, clarividência, contato com o mundo invisível, resolver nossos “karmas” etc. Quando se fala em linguagem náhuatl-gnóstica, Poderes são as virtudes do Ser Íntimo que nos permitem ter uma vida mais consciente, feliz e produtiva, com o objetivo de Servir a todos os seres de forma desinteressada. Poderes são uma mente limpa, um coração tranquilo, a Generosidade, a Paciência, a Paz, a Compaixão.

A Gnosis nada mais é do que o caminho para o reencontro com a Sabedoria, ou seja, deixar para trás o caminho da embriaguez e buscar a Consciência de instante em instante. Por isso, Samael Aun Weor, grande conhecedor das culturas xamânicas, assim como difusor da Sabedoria Nahuatl (seu livro Magia Crística Asteca é uma obra de arte sobre a mística pré-colombiana), dedicou sua vida na escrita de livros que auxiliassem as pessoas, pobres homens e mulheres embriagados há milênios, a se prepararem como Guerreiros e Guerreiras das Flores. O prêmio do guerreiro e da guerreira é alcançar de volta sua plenitude espiritual que é próspera, pacífica, feliz, harmônica e generosa.

O Workshop de Renascimento, Constelação e Círculo do Poder Xamânico une as técnicas modernas do Renascimento e da Constelação Familiar com as práticas gnósticas e xamânicas para impulsionar os participantes na luta pela reconquista de suas flores da alma, de sua árvore Sagrada, para que um dia possa voltar a ser habitada por seu Deus Interior.

Num momento como este, em que quase todos os eventos de nossa vida cotidiana nos levam a destruirmos mais as flores da alma, convidamos você a um evento único que te trará a ajuda e soluções para caminhar mais Consciente e feliz, podendo auxiliar seus amigos, queridos e familiares.

À batalha, à batalha, à batalha!
As Flores nos esperam…

Alessandra Espineli Sant´Anna é engenheira e líder gnóstica

O Estágio Atual da Humanidade

O Estágio Atual da Humanidade Nesta série de cinco artigos, analisaremos o Futuro da Humanidade, começando com o presente texto (1 – O Estágio Atual da Humanidade), o qual será

Leia mais »

Título

O que é GNOSE?

A Associação Gnóstica de Brasília – AGB é uma instituição civil sem fins lucrativos, que objetiva divulgar a gnose moderna reestruturada por Samael Aun Weor, filósofo, antropólogo e cientista colombiano radicado no México, com mais de 80 livros editados em 70 países. 

plugins premium WordPress